8 hábitos que levam ao divórcio | O que fazer nesses casos?

Infelizmente, não são apenas as brigas que levam um casamento ao fim. Por isso, vamos te mostrar alguns hábitos que levam ao divórcio.

Hábitos que levam a separação: Seu casamento está perdido?

Hábitos que levam ao divórcio: Seu casamento está perdido?

Após o casamento, é normal o relacionamento cair na rotina. Desse modo, a paixão se torna menos avassaladora. Além disso, em alguns casos, o casal não se esforça como antes para manter o relacionamento vivo.

Segundo o IBGE, o número de divórcios no Brasil atingiu um recorde de 420 mil casos em 2022. Houve um aumento de 8,6% em relação a 2021, quando foram registrados 386 mil divórcios.

Desse total, 340.459 ocorreram pela via judicial e 79.580 extrajudiciais. Dos divórcios judiciais, 81,1% foram concedidos em 1ª instância. Isso siginifica que os casais dificilmente conversam para resolver seus problemas.

Assim, muitos casamentos cheio de amor e cumplicidade se transformam em um divórcio desgastante e triste.

1. Não planejar a vida financeira

Não conversar sobre dinheiro é um dos principais hábitos que leva um casal a se separar. Portanto, caso vocês não tenham uma vida financeira saudável, isso pode levar o seu casamento ao divórcio.

Assim, a crise financeira, as dívidas que vocês construíram na compra de bens como casa e carro e a falta de conversa sobre as finanças, o que incluí saber quanto cada um ganha e gasta exatamente, são alguns dos motivos que podem acarretar na sua separação.

Por isso, apesar de parecer chato, é essencial que vocês conversem sobre as condições financeiras da família.

Como casal, vocês devem decidir juntos quanto podem gastar com a mensalidade escolar dos filhos, por exemplo; quais contas cada um deverá pagar, além da quantidade de dinheiro destinada ao lazer com os amigos e com a família.

Afinal, é muito importante que vocês possam sair com os amigos e, também, realizar viagens juntos. Ou, ainda, sair para jantar, para que o relacionamento não caia na rotina.

Além disso, não podemos esquecer que o casamento representa uma sociedade constituída a partir do matrimônio.

Desse modo, a falta de clareza na questão financeira cria uma barreira entre você e sua esposa capaz de interromper a paz da relação, ou, até mesmo, transformar-se em um dos hábitos que levam ao divórcio.

2. Deixar o casamento cair na rotina

A rotina também é um dos principais motivos de término de relacionamento. Assim, se você não fizer nada para mudar este traço do seu casamento, o destino da sua relação será o divórcio.

A maioria dos casais que se divorciaram alegam que tomaram essa decisão por conta do desgaste da vida a dois.

Ou seja, com o tempo, esqueceram de alimentar o sentimento, como faziam antes do casamento. Logo, embalaram tudo na mesmice do cotidiano. Desse modo, o desânimo se torna inevitável e logo vem o divórcio.

Portanto, considere que você e sua esposa não conseguem compartilhar momentos a dois. Afinal, você passa mais tempo no trabalho do que em casa. Assim, é impossível lidar com atividades cotidianas, como levar os filhos na escola, por exemplo.

Então, você deve reavaliar a sua rotina e seu casamento para evitar frustrações.

3. Reclamar o tempo inteiro

Alguns hábitos que cultivamos são produtivos e engrandecedores, enquanto outros são destrutivos e limitantes. Nesta segunda categoria, entra o hábito de reclamar.

Reclamar é, sem dúvida, uma forma de valorizar o problema no lugar de se concentrar na solução. Ao dizer que sua esposa vive brigando por você estar sempre trabalhando, você se eximi da responsabilidade ao culpá-la por seus atos.

Este tipo de atitude certamente prejudica o relacionamento e o divórcio se mostra como uma excelente alternativa.

Assim, seu hábito de reclamar da sua parceira para outras pessoas constantemente, além de brigar o dia todo, só mostra o quanto você está triste e insatisfeito com o casamento e com aquela pessoa que deveria ser o amor da sua vida.

Talvez seja o momento para olhar as coisas boas que acontecem e valorizá-las, ao invés de ficar apenas pontuando o que acontece de ruim. Caso contrário, esse seu hábito irá levar o seu casamento ao divórcio.

Quais hábitos levam ao divórcio?

Quais hábitos levam ao divórcio?

4. Desrespeitar o outro

O desrespeito não se aplica somente quando falamos de traição, mas, também, ao fato de vocês pararem de respeitar a religião, os costumes e outras coisas que vieram a partir da criação da família de cada um, além do modo como se tratam quando estão brigando.

A união de pessoas diferentes só será possível se houver respeito pelo passado do outro, tolerância com o pensamento diferentes e muito diálogo.

Vale lembrar que, antes do matrimônio, vocês tiveram uma série de experiências que firmaram a base da sua formação, o que inclui relacionamentos passados e, até mesmo, filhos. Tais experiências fixaram em vocês ideias filosofias de vida, muitas vez, diferentes entre si.

Assim, respeitar este espaço de diferença e o passado do outro é fundamental para a saúde do casamento, uma vez que a falta de respeito representa um grande hábito que leva ao divórcio.

5. Confundir as prioridades

Quando juntamos os “trapos” com alguém, entendemos que tudo relacionado ao casamento deve ser prioridade.

Contudo, a partir do momento que a sua prioridade passa a ser o trabalho e a dela sair com as amigas, é hora de repensar se vale a pena continuar convivendo em um relacionamento no qual ambos são a última opção do outro para conversar, se divertir ou resolver algumas pendências.

Ainda assim, lembramos que o diálogo é a melhor saída para os problemas cotidianos que vocês estão enfrentando.

Portanto, tente entender porque sua esposa está passando tanto tempo fora de casa e explique os motivos pelos quais anda trabalhando tanto, antes que este comportamento se transforme em um dos hábitos que levam ao divórcio.

6. Não apoiar o outro

Em um casamento, um deve apoiar o outro, seja em afazeres dentro de casa ou no trabalho de um dos dois, uma vez que quando você não encontra apoio em casa, tudo se torna mais difícil.

Se a sua esposa cria atritos porque você decidiu, por exemplo, pagar integralmente a mensalidade da faculdade do seu filho de outro casamento, isto pode ser um problema bem grande.

No entanto, às vezes, sua companheira também não acha apoio em você, já que você nunca se mostra presente para entender as razões das reclamações dela. Nesses casos, o melhor a fazer é conversar para entender o que está acontecendo, uma vez que este é um dos hábitos que levam ao divórcio.

Ainda assim, quando não se tem apoio no casamento, o melhor é seguir o caminho sozinho e procurá-lo nos amigos ou família.

7. Controlar o outro

Ou controla ou ama! Controle e amor pressupõem fundamentos opostos.

Ciúmes pode até ser considerado uma demonstração de carinho, mas não o excessivo. Controlar os passos da sua parceira, ou ela controlar os seus, é sinônimo de imaturidade e insegurança. O mesmo vale para ciúmes de colegas de trabalho ou relacionamentos passados.

Confiança e respeito devem ser a base de qualquer relacionamento, fiscalizar os passos da parceira ou proibir o outro de falar com algumas pessoas é um ato errado e um tanto quanto abusivo. 

Além de demonstrar que o relacionamento já não é mais saudável para nenhuma das partes, o controle e ciúme excessivo desgasta muito rápido o casamento, acabando, assim, em um processo de separação.

8. Sonhos

Quando você sonha junto com a sua companheira, é sinal de que vocês vivem e buscam concretizar o amor de vocês. No entanto, considerando que isso não está mais acontecendo, é hora de repensar quais são os seus sonhos e os dela.

Conflitos de sonhos e objetivos resultam em brigas, já que cada um busca por algo diferente e não vai ter o apoio do outro. Portanto, priorize sonhos que, caso se realize, contemple toda a família e ele será sinônimo de felicidade e muito amor.

Conclusão

Manter um relacionamento saudável é um desafio constante, e reconhecer aqueles hábitos que podem prejudicar a relação é o primeiro passo para evitar o divórcio.

Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença. O diálogo aberto, a empatia e o esforço mútuo para resolver os problemas são essenciais.

Não espere que os conflitos desapareçam sozinhos! Se necessário, busque ajuda profissional para fortalecer a parceria. No fim das contas, são os gestos e a comunicação que mantêm o amor vivo.

Um recado final para você!

Em caso de dúvidas, busque assistência jurídica especializada para o seu caso!

Em caso de dúvidas, busque assistência jurídica especializada para o seu caso!

Sabemos que o tema “Divórcio” pode levantar muitas dúvidas e que cada situação é única, demandando uma análise específica de acordo com as circunstâncias de cada caso.

Se você tiver alguma questão ou quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos a consulta com um advogado especialista.

O suporte jurídico adequado é fundamental para que decisões sejam tomadas de forma consciente e segura.

Artigo de caráter meramente informativo elaborado por profissionais do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia.

Direito Civil | Direito de Família | Direito Criminal | Direito Previdenciário | Direito Trabalhista | Direito Bancário

5/5 - (2 votos)

Autor

  • LUIZ FOTO

    •Advogado familiarista, cogestor do VLV Advogados Membro Associado do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Capacitação pela AASP em questões de direito civil, especialmente direito das famílias/sucessões e pela PUC/RJ em alienação parental e perícias psicológicas

    Ver todos os posts
Olá, tudo bom?
Fale conosco no WhatsApp! Rápido e seguro.
Fale Conosco

VLV Advogados

Online

Olá! Estou aqui para ajudar. Por favor, informe seu WhatsApp, sua profissão e compartilhe um pouco sobre sua situação para que possamos começar a ajudá-lo imediatamente!

VLV Advogados

Online

Oi! Estou aqui para ajudar. Me informa os dados abaixo para iniciar seu atendimento.