Problemas com Bancos Digitais: Como a Lei Brasileira Protege Você

Saiba como a legislação brasileira atual pode ajudar a resolver os problemas mais comuns enfrentados em bancos digitais.

problemas com bancos digitais

Banco digital deu problema? Saiba como resolver!

Nos últimos anos, os bancos digitais têm ganhado cada vez mais espaço entre os cidadãos brasileiros e se tornado uma alternativa prática no dia a dia dos consumidores.

Apesar da aparente praticidade, os bancos digitais apresentam alguns contratempos diferenciados e é preciso estar atento ao que pode ser feito. 

Falhas no atendimento, problemas com a segurança ou falta de clareza em tarifas são preocupações que assolam os usuários dessa modalidade bancária.

Para enfrentar esses e outros desafios, a legislação brasileira vem se adaptando ao novo mercado para assegurar a segurança dos cidadãos e a transparência nas operações bancárias.

Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre os recorrentes problemas de bancos digitais e como resolvê-los. Acompanhe para saber mais sobre o tema!

Se você quiser economizar tempo e resolver seu caso rapidamente, peça a ajuda de nossos especialistas para criar ou ajustar uma estratégia! Basta clicar aqui: https://forms.gle/GmG5qjiVa2tpoejf7

Como resolver problemas em bancos digitais?

A primeira indicação a ser feita quando se tem problemas com seu banco digital é contatar diretamente o banco através dos canais de atendimento ao cliente, como chat, telefone ou redes sociais.

Bancos digitais costumam oferecer atendimento ao cliente 24 horas!

Caso o problema não tenha sido resolvido ou se referir ao próprio canal de atendimento, é indicado fazer uma reclamação por escrito enviando ao email do banco, formulários disponíveis no site oficial ou pelos canais da ouvidoria da própria instituição.

Onde reclamar sobre um banco digital?

Após notificar a empresa de todas as formas possíveis, pode-se registrar um Boletim de Ocorrência junto a unidade de delegacia mais próxima e até recorrer ao Banco Central.

Órgãos de defesa ao consumidor do seu estado, como o PROCON, também podem ser acionados nessas instâncias. Outra opção é o site do governo federal consumidor.gov.br que media conflitos entre empresas e clientes ou o site Reclame Aqui.

Vale ressaltar que o Banco Central não atua sobre casos individuais e as reclamações feitas por esse portal servem para auxiliar o BC na regulação e fiscalização do sistema financeiro do Brasil. 

Como entrar na Justiça contra um banco digital?

Caso as tentativas acima sugeridas não tenham surtido efeito, o cliente do banco digital pode entrar na Justiça.

Se a sua queixa diz respeito a valores menores (até 40 salários mínimos) é possível recorrer ao Juizado Especial Cível (JEC). Caso seja até 20 salários mínimos, o autor da ação não precisa de um advogado para levar a audiência adiante, mas é sempre recomendável buscar orientação jurídica especializada.

Ao dar início a um processo, é indispensável reunir toda e qualquer evidência que prove as reivindicações feitas como trocas de e-mail, documentos que comprovem as tentativas de contato para solucionar o problema, entre outros.  

Qual órgão fiscaliza bancos digitais?

No Brasil, a fiscalização de instituições financeiras é feita pelo Banco Central. Criado em 1964, o BC é uma entidade federativa que deve assegurar a estabilidade do sistema financeiro e suavizar a flutuação de atividades econômicas, solidificando o poder de compra da moeda local.

Além de regulamentar bancos físicos e digitais, o BC oferece serviços como ranking de Instituições por Índice de Reclamações; emissão de certidão negativa do Banco Central e a calculadora cidadão.

O BC estabelece normas e diretrizes para garantir essa estabilidade e proteger os consumidores.

Em que casos posso processar o banco?

Quer saber se o seu quadro se enquadra como um problema passível de ser levado à Justiça? Leia algumas possibilidades abaixo:

No ano passado, durante uma segunda-feira, os serviços digitais do Banco Itaú ficaram fora do ar e seus mais de 100 milhões de clientes ficaram impossibilitados de usar a própria conta. 

O banco orientou que seus clientes buscassem agências físicas para resolver pendências urgentes e tiveram seu horário de funcionamento estendido, mas caso o consumidor estivesse em um local sem uma agência física?

Especialistas em economia e direito sugerem que os clientes devam ter conta em mais de um banco para ficar salvaguardado em casos de eventualidades assim e tentar negociar o não pagamento de multas por eventuais atrasos causados por falha da empresa. 

Se a negociação não der frutos e o cliente se sentir lesado por erro do Banco, ele pode entrar com uma ação na Justiça.

Sendo o banco o “guardião” do dinheiro de seu cliente e não o dono, esse valor deve ficar disponível segundo as normas pré-acordadas e se o cliente tiver qualquer prejuízo ou desgaste emocional, ele pode recorrer ao pagamento de indenização junto ao banco. 

Se o problema do usuário for causado por vazamento de informações, a situação pode ser ainda mais grave para o banco!

Entre em contato com nossos advogados especializados para saber como proceder no seu caso e tenha o suporte necessário para resolver suas questões bancárias.

Um recado importante para você!

contrate um advogado problemas com bancos digitais

Contrate um advogado especialista no seu caso!

Entendemos que o tema da Problemas com Bancos Digitais pode parecer complicado.

Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe agora mesmo pelo WhatsApp e converse com nossos especialistas sobre esse e demais assuntos.

Nossos profissionais acreditam que o verdadeiro sucesso está em estabelecer conexões genuínas com nossos clientes, tornando o processo jurídico acessível e descomplicado.

Estamos aqui para transformar sua experiência jurídica e construir um futuro mais seguro juntos.

VLV Advogados: Protegendo Seus Direitos, Garantindo Recomeços.

Artigo escrito por especialistas do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia | Direito Civil | Direito de Família | Direito Criminal | Direito Previdenciário | Direito Trabalhista.

 

5/5 - (3 votos)

Autor

  • rafa menor

    •Advogada Especialista em Diversas áreas do Direito. Pós-graduada em Direitos Fundamentais e Justiça pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui formação em Liderança pela Conquer Business School. Atualmente é coordenadora da equipe jurídica do VLV Advogados.

    Ver todos os posts
Olá, tudo bem?
Fale conosco no WhatsApp! Rápido e seguro.
Fale Conosco

VLV Advogados

Online

Olá! Estou aqui para ajudar. Por favor, informe seu WhatsApp, sua profissão e compartilhe um pouco sobre sua situação para que possamos começar a ajudá-lo imediatamente!

VLV Advogados

Online

Olá! Estou aqui para ajudar. Por favor, informe seu WhatsApp, sua profissão e compartilhe um pouco sobre sua situação para que possamos começar a ajudá-lo imediatamente!