Lay-Off: Regulamentação e Impactos no Mercado de Trabalho Brasileiro
Entenda o que é lay-off, como funciona no Brasil e quais são os direitos e deveres dos envolvidos nesse processo.
Caso uma empresa precise suspender suas atividades, como fica o contrato dos funcionários?
Prática conhecida como lay off é uma solução temporária que permite empresas com atividades laborais paralisadas devido a momentos de crise ou dificuldades financeiras a suspender por um curto perÃodo o contrato de trabalho de seus funcionários.
Essa prática ficou ainda mais comum no Brasil após os meses de quarentena da COVID-19, quando empresas em todo território tiveram que se adequar rapidamente à nova realidade.
Essa alternativa serve para que os empregadores reduzam os custos e evitem demissões em massa na companhia.
Durante esse recesso, os funcionários podem participar de cursos qualificantes para aproveitarem o tempo sem trabalho para melhorarem suas habilidades e se prepararem para a recuperação da empresa.
Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre lay off, os direitos e deveres dos funcionários em território nacional. Acompanhe para saber mais sobre o tema!
Se você quiser economizar tempo e resolver seu caso rapidamente, peça a ajuda de nossos especialistas para criar ou ajustar uma estratégia! Basta clicar aqui: https://forms.gle/GmG5qjiVa2tpoejf7
Desse modo, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
- O que quer dizer Lay-off?
- Direitos e obrigações dos trabalhadores durante o lay-off
- Como fazer um Lay-off?
- O que fazer depois de um Lay-off?
- Estou de Lay-off, posso pedir demissão?
- Como consultar o pagamento do Lay-off?
- Como declarar o Lay-Off no Imposto de Renda?
- Como evitar Lay-off?
- Um recado importante para você!
- Autor
O que quer dizer Lay-off?
Termo trazido da lÃngua inglesa e adaptado ao quadro nacional, Lay-Off é uma alternativa que empresas usam em momentos de crise para evitar a demissão em massa.
Para diminuir os custos essenciais e fazer redução de despesas, a empresa congela o contrato de trabalho dos funcionários para não precisar demiti-los.
Neste perÃodo de afastamento ou redução da jornada de trabalho, o funcionário participa de cursos qualificantes e recebe auxÃlio financeiro.
Direitos e obrigações dos trabalhadores durante o lay-off
Você sabe quais são os direitos e deveres dos funcionários durante o perÃodo de lay-off? Leia mais a seguir.
São direitos dos trabalhadores:
- Poder atuar em outras atividades fora da empresa que atestou o lay-off
- Receber auxÃlio financeiro mensal correspondente a dois terços do salário lÃquido, caso o seu cargo receba mais que um salário mÃnimo, ou o recebimento do valor integral do salário mÃnimo, a depender do seu cargo.
São deveres dos trabalhadores em lay-off:
- Não é permitida a acumulação de benefÃcios como recebimento de pensão (por exemplo, aposentadoria por invalidez), auxÃlio-doença e seguro-desemprego.
- É obrigatória a participação e assiduidade nos cursos profissionalizantes disponibilizados pela empresa.
Como fazer um Lay-off?
Para instaurar uma suspensão laboral em sua empresa, é preciso seguir alguns passos, como por exemplo:
- Justificar a Necessidade: A companhia deve apresentar razões coerentes para a interrupção parcial ou total das atividades.
- Não ter pendências com a justiça.
- Fazer um cadastro no Ministério do Trabalho: A empresa deve registrar tal suspensão junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) .
Essa é uma medida completamente legal e assegurada pelo Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), contanto que a empresa cumpra os requisitos legais, como prazo mÃnimo de 2 meses e máximo de 5 para o afastamento de funcionários.
Tomada a decisão do lay-off, a assessoria de um advogado especialista é fundamental para que a parte burocrática seja resolvida o quanto antes, como gestão da folha de pagamento dos trabalhadores, notificação dos órgãos regulatórios e comunicação interna. Â
Outra regra exigida é o oferecimento de cursos de capacitação profissional para aperfeiçoamento ou atualização de habilidade dos funcionários durante todo o perÃodo de afastamento.
Ao decidir a implementação do lay-off, a companhia deve avisar aos seus funcionários e ao sindicato da classe com antecedência de, no mÃnimo, 15 dias. Â
O que fazer depois de um Lay-off?
Com o fim do perÃodo de lay-off, os funcionários retomam os mesmos papéis que desempenhavam na empresa. Caso as funções ou métodos de trabalho tenham mudado durante o lay-off, cabe à empresa auxiliar neste estágio de adaptação.
Caso a empresa demita o funcionário ao fim do afastamento ou nos 3 meses seguintes do retorno do lay-off, a empresa pode enfrentar punições!
A principal delas é uma multa para o funcionário demitido. O valor a ser indenizado é calculado tomando como base o último salário recebido anteriormente ao inÃcio do layoff.
Estou de Lay-off, posso pedir demissão?
Sim, é possÃvel pedir demissão mesmo em perÃodo de lay-off, mas mesmo sem estar ativamente realizando suas atividades corriqueiras, vale lembrar que a obrigatoriedade do aviso prévio, por exemplo, se mantém.
Cabe ao funcionário, portanto, seguir as normas comuns de demissão sem justa causa, com a empresa em situação de crise ou não.Â
Como consultar o pagamento do Lay-off?
Primeiro de tudo é fundamental contatar o setor de recursos humanos da empresa para saber exatamente quais são os termos do lay-off, se haverá algum tipo de auxÃlio financeiro, oferecimento de cursos de capacitação e qual o tempo estimado de afastamento.
Caso haja remuneração durante o lay-off, é possÃvel consultar o valor no portal do benefÃcio no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Se o auxÃlio for pago pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), pode-se checar pelo próprio aplicativo da Caixa Econômica FederalÂ
Como declarar o Lay-Off no Imposto de Renda?
Quaisquer valores recebidos durante o perÃodo de lay-off, como bolsas de qualificação profissional, devem ser declarados como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” no Imposto de Renda.
Recomenda-se guardar todos os documentos e comprovantes recebidos para evitar dores de cabeça para com a Receita Federal.
Como evitar Lay-off?
Para se livrar de situações que precisam de lay-off, é indicado que as empresas sigam alguns passos:
- Planejamento financeiro
- Diversificação de Mercados
- Inovação e Eficiência
- Negociações com Fornecedores e transportadoras
Caso seja inevitável aplicar essa estratégia, as empresas devem apresentar:
- Comunicação transparente com seus funcionários
- Oferecer suporte profissional
- Planejamento estratégico
Um exemplo recente de Layoff aconteceu no Rio Grande do Sul, devido às enchentes que afetaram a região, contemplando mais de 400 trabalhadores.
Acordo mediado esse ano pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), garantiu o pagamento de um salário mÃnimo aos funcionários de empresas do Porto Alegre e Canoas, de modo a assegurar a estabilidade tanto dos empregadores quanto dos funcionários locais.Â
Para maiores esclarecimentos e informações sobre o lay-off no Rio Grande do Sul, a Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) do Estado disponibilizou o endereço eletrônico seret.rs@trabalho.gov.br.
Um recado importante para você!
Entendemos que o tema de Lay Off pode parecer complicado.
Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe agora mesmo pelo WhatsApp e converse com nossos especialistas sobre esse e demais assuntos.
Nossos profissionais acreditam que o verdadeiro sucesso está em estabelecer conexões genuÃnas com nossos clientes, tornando o processo jurÃdico acessÃvel e descomplicado.
Estamos aqui para transformar sua experiência jurÃdica e construir um futuro mais seguro juntos.
VLV Advogados: Protegendo Seus Direitos, Garantindo Recomeços.
Artigo escrito por especialistas do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia | Direito Civil | Direito de FamÃlia | Direito Criminal | Direito Previdenciário | Direito Trabalhista.