Qual a pena para Estelionato? Saiba tudo nesse Guia!
Entenda, aqui, qual a pena para estelionato e saiba o que fazer em caso de acusação.
O estelionato é o crime no qual uma pessoa obtém para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
Diante desse crime, a pena é a reclusão de um a cinco anos. Além disso, há o pagamento de multa.
O crime de estelionato é aquele no qual você induz uma pessoa ao erro. Contudo, você faz isso mediante uma fraude que a levará a te entregar um bem ou mesmo uma quantia em dinheiro. Mas você sabe qual a pena para estelionato?
Assim, as consequências para quem comete este crime podem variar a depender da existência ou não de situações que possam agravá-lo.
Por exemplo, caso você cometa este crime contra um idoso, a pena será aumentada, uma vez que esta população é mais vulnerável a golpes.
Desse modo, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
Qual a pena para estelionato?
A pena para estelionato é a reclusão de um a cinco anos. Além disso, você pode ter que pagar uma multa também.
No entanto, esta pena pode chegar ao dobro se o crime for praticado contra idoso.
Qual a pena para réu primário?
Então, caso você seja réu primário, aplica-se a mesma pena aplicada ao furto privilegiado.
Ou seja, se você nunca cometeu um crime, cometeu uma contravenção penal, ou cometeu um crime, mas cumpriu pena há mais de 5 anos, e o prejuízo causado pelo estelionato é de valor pequeno, sua pena será menor.
Além disso, o juiz poderá suspender a pena de reclusão pela detenção, diminuir a pena de um a dois terços ou, até mesmo, aplicar apenas a pena de multa.