Audiência de Conciliação: o primeiro passo para resolver conflitos
Você sabia que a Audiência de Conciliação é um método utilizado pela justiça brasileira para resolver conflitos entre as partes de um processo?
A audiência de conciliação é, normalmente, o primeiro ato do processo no qual as partes se encontram na justiça. Assim, seu objetivo é fazer com que as partes entrem em um acordo quanto ao tema que divergem.
Certamente, você já ouviu falar em “audiência de conciliação”.
Contudo, você sabia que ela é um método utilizado para resolver dilemas de forma rápida e amigável entre as partes?
Além disso, ela ocorre no início do processo.
Portanto, a audiência de conciliação é, normalmente, o primeiro ato no qual as partes se encontrarão na justiça, uma vez que trata-se de um ato realizado dentro do processo.
Ganhe tempo e solicite atendimento de um especialista para criar ou ajustar uma estratégia para seu caso. Clique aqui: https://forms.gle/A7nkJRzGMK27k1V46
Desse modo, pensando em te ajudar, preparamos este artigo no qual você aprenderá:
O que é a Audiência de Conciliação?
A audiência de conciliação é um momento do processo em que você pode tentar achar uma solução consensual para o seu problema.
Além disso, esse momento é mais informal. Ou seja, não conta com a presença de um juiz.
Desse modo, durante a conciliação só estarão você, a outra parte, o conciliador e os advogados. Tudo isso para que você se sinta confortável para resolver a questão de forma pacífica.
Quando fazer a audiência de conciliação?
Em suma, a audiência de conciliação é aplicada aos mais diversos casos jurídicos. Por exemplo:
- Problemas com dívidas bancárias;
- Problemas com plano de saúde;
- Danos ao patrimônio;
- Partilha de bens;
- Causas trabalhistas;
- Acidentes de trânsito que envolvam danos econômicos;
- Propagandas enganosas, entre outros.
Sendo assim, seu principal objetivo é acelerar o trâmite de alguns processos que poderiam correr durante meses na Justiça comum. Portanto, qualquer pessoa pode solicitá-la.
Assim, basta comparecer ao fórum da cidade e explicar o que está acontecendo. Desse modo, em seguida, a Justiça convidará a outra parte para a conciliação.
Como acontece o acordo na audiência de conciliação?
Então, para ocorrer a audiência, é necessário que a parte reclamante já tenha dado entrada no processo, por meio da petição inicial.
Desse modo, caso a parte reclamante desista de dar continuidade à ação ou vocês entrem em acordo, o processo nem chega a prosseguir.
Todavia, alguns pontos devem ser considerados quanto à conciliação. São eles:
- A solicitação à justiça:
É preciso solicitar à justiça, para que ela preste o serviço.
Portanto, sem o ato de chamar a atenção da justiça, ela se manterá inerte, uma vez que, mesmo que caiba apenas a ela conduzir o processo, cabe ao interessado mover a ação.
- A sequência dos atos:
Existe uma sequência de atos que definem o procedimento.
No processo civil, por exemplo, a via comum segue os seguintes passos: petição inicial; citação; audiência de conciliação; acordo ou prosseguimento da instrução e julgamento, caso não haja acordo.
Como é o procedimento?
A audiência de conciliação é feita sob a orientação de um conciliador, já que ocorre em um lugar menos formal e intimidador.
Contudo, é indispensável que você esteja acompanhado de um advogado no dia da audiência. Afinal, ele irá intermediar, conversar e defender os seus interesses, uma vez que o acordo deve ser o mais vantajoso para todos.
Desse modo, o réu é chamado para uma decisão de consenso e não para responder ao processo em si, já que essa solicitação é feita para achar uma solução confortável para ambas as partes.
Assim, se vocês chegarem a um acordo, a ação termina. Contudo, se não há consenso, o processo passa a ser litigioso. Ou seja, a decisão ocorrerá na Justiça.
No entanto, o intuito de se pedir uma audiência de conciliação é resolver a questão o mais rápido possível, sem a necessidade de ir para a Justiça comum. Portanto, todos os esforços devem ser feitos em prol deste objetivo.
O que deve ser levado para essa audiência?
Caso a Justiça te chama para uma audiência de conciliação, você precisará ficar atento a todos os detalhes e deixar tudo claro para o advogado de sua confiança.
Além disso, você deve levar documentos que comprovem danos, ter um resumo dos fatos e estar presente no horário marcado. Afinal, esses pontos ajudam no andamento da audiência e na resolução do conflito, através de um acordo que favoreça ambas as partes.
Quais as vantagens da audiência de conciliação?
A maior vantagem da audiência de conciliação é que você conseguirá resolver seu problema de maneira rápida do que em um processo judicial.
Isso ocorre porque a audiência de conciliação não precisa seguir os ritos processuais ou cumprir os prazos dos processos judiciais.
Além disso, a decisão, provavelmente, beneficiará ambas as partes, uma vez que vocês chegaram a um acordo. Ou seja, é muito mais fácil de você ficar satisfeito com a decisão.
Por fim, ainda assim, você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Precisa da ajuda de algum advogado? Então, entre em contato conosco e converse com a nossa equipe jurídica especializada em direito de família.
Clique AQUI para solicitar um atendimento com um(a) especialista para criar a estratégia do próximo passo que você precisa dar no seu caso.