Vou para a Europa, preciso de visto? Saiba mais!

Você quer conhecer a Europa? Alguns países da Europa não exigem visto para brasileiros! Leia, aqui, tudo sobre esse assunto! 

Visto para a Europa

Vou para a Europa, preciso de visto? Saiba mais!

Viajar para o exterior pode ser mais fácil do que você imagina. Sabia que o passaporte brasileiro dá direito de acesso a mais de 150 países sem visto?

Considerado um dos passaportes mais poderosos do mundo, a cidadania e naturalidade brasileira dá acesso livre a diversos países da América do Sul, Ásia e Europa.

Você sabe como aproveitar esse direito?

Neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre visto na Europa e quais são os direitos dos brasileiros no exterior. Acompanhe para saber mais sobre o tema!

Se você quiser economizar tempo e resolver seu caso rapidamente, peça a ajuda de nossos especialistas para criar ou ajustar uma estratégia! Basta clicar aqui: https://forms.gle/GmG5qjiVa2tpoejf7

Brasileiro precisa de visto para entrar na Europa?

Apesar da Europa ser um continente com mais de 40 países um pertinho do outro, nem todos eles seguem as mesmas regras de migração e imigração.

Você sabe quais as variações de país para país?

Assinado nos anos 90, a Convenção de Schengen é o acordo feito inicialmente entre 5 países na qual não há controle comum de fronteira e alfândega. Esse acordo foi um projeto intergovernamental e agora se estende a mais de 20 países.

Conhecido agora como Espaço Schengen, os países listados abaixo não exigem visto de turismo para brasileiros em viagens que durem até 90 dias:

Essa não exigência de visto para brasileiros mudou um pouco e antes não era obrigatório nada além do passaporte e algumas informações sobre a viagem. Agora será preciso uma permissão da União Europeia para entrar, chamada de ETIAS.

O que é o ETIAS?

Infelizmente, uma nova regra que entra vigor no primeiro semestre de 2025 mudou um pouquinho as regras para viagem de brasileiros na Europa.

O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (European Travel Information and Authorisation System) anunciado pela primeira vez em 2016 funciona não como um visto, mas uma autorização, com o objetivo de identificar indivíduos que possam apresentar alguma  ameaça à segurança do Espaço Schengen.

Cidadãos de alguns países irão precisar do Visto Schengen, já os brasileiros irão precisar apenas solicitar a autorização através de formulário online no site oficial da União Europeia.

Quais países fazem parte do Visto Schengen?

Após solicitada a autorização, brasileiros irão poder visitar todos os países do espaço Schengen, bem como aqueles países que estão em processo de adesão.

A última lista atualizada desses países são:

Reiterando que a Convenção de Schengen não é a mesma coisa que a União Europeia. Então, se você quiser visitar outros países que não fazem parte do Espaço Schengen você irá precisar de visto.

Quais são os tipos de visto?

Há diferentes tipos de visto a depender do intuito da sua viagem e quanto tempo você planeja ficar fora do território nacional, veja algum deles:

Para viagens curtas de até 90 dias, mesmo sendo internacionais, há alguns países que não exigem visto de brasileiros, os chamados Vistos de Turismo. Por ser um visto de validade limitada, ele não permite que o indivíduo trabalhe legalmente no país de destino.

Para quem deseja ingressar no mercado de trabalho internacional é preciso tirar o Visto de Trabalho. Esse tipo de visto costuma exigir algum tipo de aprovação prévia da empresa na qual o indivíduo será empregado

Quem busca novas oportunidades de estudo, precisa de um Visto de Estudante, sejam cursos de graduação, pós ou ensino médio. Caso seja ingresso na faculdade, é necessário a carta de aceite da faculdade para então solicitar o visto.

Vale lembrar que, mesmo com autorização ou visto previamente solicitados pelo viajante, cabe a imigração local, no próprio aeroporto, a decisão final de aprovar ou não a sua entrada no país.

Então mesmo com a viagem já programada, vale a pena organizar direitinho como será sua conversa com a imigração.

Alguns documentos que podem ser solicitados para determinar sua liberação para entrada no país são:

Além dos documentos, costuma-se esperar que o viajante entre no país estrangueiro com uma quantia mínima de dinheiro em espécie caso aconteça algum imprevisto e ele tenha condições de se manter no território sem ajuda do governo local.

Como tirar o passaporte?

O passaporte nada mais é do que um documento de identificação que pode ser usado em outro país.

O órgão responsável pela emissão do passaporte é a Polícia Federal, mas antes do agendamento junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é preciso preencher um formulário e pagar a taxa de Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU) no valor de R$ 257,25.

A documentação necessária para solicitação do primeiro passaporte a cidadãos brasileiros nato é:

Para menores de idade é preciso também uma autorização dos responsáveis. Após preencher o formulário e pagar a taxa, há um prazo de 24 e 72 horas para que o pagamento seja computado.

Após o reconhecimento do pagamento e o agendamento no SAC, o posto de atendimento da Polícia Federal têm até 10 dias úteis para a entrega.

Caso o passaporte não seja retirado dentro do prazo de 90 dias, ele será cancelado e a taxa GRU não poderá ser reembolsada.

Com o passaporte em mãos, é possível notar uma data de validade, isso mesmo que você ouviu!

Em via de regra, a validade do passaporte é de 10 anos, mas esse prazo pode variar a depender da idade do dono do documento.

Caso você tire o passaporte com 18 anos ou mais, a validade é 10 anos. Se era menor de idade, o prazo para renovação pode ser de 1 ano até 5 anos.

Um recado importante para você!

Visto para a Europa

Vou para a Europa, preciso de visto? Saiba mais!

Entendemos que o tema de visto para brasileiros na Europa pode parecer complicado.

Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe agora mesmo pelo WhatsApp e converse com nossos especialistas sobre esse e demais assuntos.

Nossos profissionais acreditam que o verdadeiro sucesso está em estabelecer conexões genuínas com nossos clientes, tornando o processo jurídico acessível e descomplicado.

Estamos aqui para transformar sua experiência jurídica e construir um futuro mais seguro juntos.

VLV Advogados: Protegendo Seus Direitos, Garantindo Recomeços.

______________________________________

Artigo escrito por especialistas do escritório Valença, Lopes e Vasconcelos Advocacia | Direito Civil | Direito de Família | Direito Criminal | Direito Previdenciário | Direito Trabalhista.

5/5 - (1 vote)

Autor

  • Dr. João Valença

    •Advogado (43370 OAB) especialista em diversas áreas do Direito e Co-fundador do escritório VLV Advogados, empresa referência há mais de 10 anos no atendimento humanizado e mais de 5 mil cidades atendidas em todo o Brasil.

    View all posts
Olá, tudo bom?
Fale conosco no WhatsApp! Rápido e seguro.
Fale Conosco