Recebi Intimação para Comparecer à Delegacia: o que fazer?

Então, você recebeu uma intimação para comparecer à delegacia e está preocupado(a) por não saber o que fazer? Sabendo como essas situações podem se tornar complicadas sem um suporte adequado, neste artigo, iremos dar detalhes de como agir nesses casos. 

Recebi intimação para comparecer à delegacia, o que fazer? Bom, normalmente, se sentir intimidado e receoso nesse caso é algo muito comum.

Isso ocorre, porque ao chegar lá, por vezes, você pode acabar apresentando informações imprecisas, por não possuir direcionamentos prévios de como agir nessa situação.

O que muitos não avaliam, é que qualquer palavra que seja proferida de modo indevido, por consequência da tensão do momento, pode gerar implicações para si mesmo. Por isso, é de suma importância falar sobre o assunto e se inteirar das melhores maneiras de se preparar para essas situações.

Caso você já saiba sobre o assunto e quer ganhar tempo, solicite atendimento de um especialista para criar ou ajustar uma estratégia para seu caso. Basta clicar neste link aqui: https://forms.gle/GmG5qjiVa2tpoejf7

Por que recebi intimação para comparecer à delegacia?

Existem várias razões pelas quais alguém pode receber uma intimação para comparecer à delegacia. Elas geralmente são emitidas como um pedido oficial para comparecer a um determinado local, para fornecer informações, testemunhar em um processo legal ou cooperar com autoridades. 

Aqui estão alguns dos motivos comuns para ser intimado(a):

O que fazer ao ser intimado(a)?

No exato momento em que uma intimação chega à sua casa, é necessário que você entre em contato com um(a) advogado(a). Pois, assim, você poderá ser orientado(a) minuciosamente acerca das posições que devem ser tomadas.

Sabemos que a sensação de ser chamado pelas autoridades pode gerar inúmeras dúvidas e incertezas. No entanto, é importante manter a calma e compreender os procedimentos corretos a serem seguidos diante dessa situação. Pensando nisso, criamos um passo a passo com informações úteis de como você deve proceder:

Salientamos que é fundamental o acompanhamento de um(a) advogado(a), para averiguar a relevância da intimação, bem como compreender a sua situação e lhe ajudar a planejar e organizar um plano de fala que seja apropriado e coerente para que você esclareça com tranquilidade o que precisa ser exposto no futuro diálogo com o delegado.

Como ocorre esse acompanhamento à delegacia?

Após contratar ou agendar os serviços de um(a) advogado(a), comunique a ele o horário e a data da intimação para que o acompanhe. É ideal que esteja presente desde o início do procedimento na delegacia, para assegurar que você compreenda seus direitos legais, auxiliar nas respostas às perguntas e intervir, se necessário, para proteger seus interesses legais.

Esse profissional também pode solicitar e manter registros de toda a documentação e procedimentos ocorridos durante a visita à delegacia, o que pode ser crucial para a defesa no futuro.

Após o depoimento, ele/ela também pode auxiliá-lo(a) no acompanhamento do caso, fornecendo orientações sobre possíveis desdobramentos e próximos passos a serem dados.

Sou obrigado(a) a comparecer?

Quando você recebe uma intimação para comparecer à delegacia, é importante levar a sério esse chamado legal. Por isso, você tem a obrigação de comparecer ao local, obedecendo a data e hora estabelecida e disposta na intimação.

Esse documento diz respeito a uma ordem de autoridade judicial, por isso, em casos de descumprimento, você pode vir a ser preso preventivamente, por desrespeitar uma ordem de alta importância e seriedade.

Qual a importância de contratar um(a) advogado(a) para acompanhar na delegacia?

Como já sinalizado, é importante que você contrate um(a) advogado(a) para que ele possa analisar toda a sua situação, a partir de um olhar mais técnico e especializado. A complexidade dessa ocorrência deve ser averiguada nos mínimos detalhes.

É de grande valia que você, juntamente com quem sabe do assunto, alinhe e se prepare para os possíveis questionamentos. Isso não significa que você deve esconder algo da lei, essa conversa será apenas para que você consiga racionalizar o que de fato precisa ser socializado, de forma mais organizada e tranquila. 

Sem a organização de um discurso, você pode acabar se atrapalhando e dando brechas para acusações ou suspeitas que podem não corresponder com a realidade.

advogados-especialistas-em-seu-caso

Contrate um advogado especialista no seu caso!

Atenção!

Após todas essas informações apresentada sobre tudo que envolve o recebimento de intimação para comparecer à delegacia, esperamos ter ajudado a identificar qual é o caso mais parecido com o seu e quais as possíveis ações que você pode realizar.

Então, se você tem dúvidas e necessita de orientações e direcionamento personalizado, nos envie agora um Whatsapp para que nosso especialista em Direito Penal possa te orientar de maneira efetiva e humanizada, analisando detalhadamente todas as questões específicas da sua situação. Clique AQUI e solicite um atendimento. 

  • vlvadvogados

    👨🏻‍💻 Atuamos em conflitos de #família e questões #criminais;
    👩🏻‍💼 O atendimento mais humanizado do país;
    💙 Somos humanos, somos VLV.

Fale Conosco